Os Colégios da Rede Missionária oferecem educação de qualidade pautada nos princípios da formação humanística, cristã e missionária, com foco no desenvolvimento dos valores, da moral e da ética, visando à transformação da realidade social.
Alinhada com esses princípios, a proposta pedagógica do Ensino Fundamental I tem por fim a formação integral do educando e para isso sugere como meios o desenvolvimento das capacidades de ordem cognitiva − pensamento, raciocínio e comunicação – e o incentivo à criatividade. A ação educativa objetiva aprimorar, gradativamente, capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever. As estruturas lógico-matemáticas são abordadas em situações nas quais o aluno aprende a ler gráficos, fazer estimativas e cálculos. A educação tecnológica é inserida, a fim de favorecer a aprendizagem dos componentes curriculares. Por meio da apropriação, ampliação e sistematização de diferentes conteúdos, ensinados pelas diferentes áreas do conhecimento, a autonomia intelectual e moral do aluno é construída gradativamente.
Para a construção dessa autonomia no Ensino Fundamental I, habilidades precisam ser desenvolvidas, e valores precisam ser consolidados como instrumentos reais de interpretação, julgamento, atuação e desenvolvimento pessoal. Nessa fase, o aluno passa por um período de importantes transformações em que adquire novas competências cognitivas, bem como novas formas de atuação social.
O trabalho, realizado de forma contextualizada e interdisciplinar, tem o professor como mediador do processo. Diante disso, suas atitudes devem ser firmes, porém suaves. É fundamental criar um ambiente adequado para despertar o interesse e a motivação do educando, de forma a torná-lo um cidadão responsável.Cada ser humano é único, precisa e pode aprender a viver sua singularidade em situações de grupo. Sendo assim, deve saber lidar com o conhecimento, com sua existência e ser feliz. Esse é o pressuposto básico que norteia os serviços educacionais.